domingo, 21 de agosto de 2016

únicas portas

"Quando a música é só estética, acaba-se em Auschwitz

 - afirmou Jordi Savall, maestro do Hespérion XXI e da Capella Reial de Catalunya, por ocasião do concerto de abertura do 6º Festival Terras Sem Sombra, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém sexta-feira 28 JAN 2010.

"A música e a cultura são as únicas portas que ainda podem promover o diálogo entre os povos. Todas as outras - políticas, sociais, violentas - foram um fracasso.*

*- em entrevista, jornalista António Marujo, in Ípsilon Público Sexta-feira 29 Janeiro 2010

4 comentários:

  1. Pois que essas portas possam continuar sempre abertas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. É verdade, sim! Que outros sigam por essas aberturas e haverá luz! Aquela que nos faz imensa falta! Petrus, agradeço o precioso contributo nos meus ensaios, um comentário do qual partilho inteiramente e aplaudo!Adorei sentir-me compreendida, embora o artigo não seja da minha autoria!
    Subscrevo!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Petrus

    Há contradição no pensamento do maestro Savall, já que a primeira afirmação desmente a segunda, demonstrando que, quando a intenção é má, nem a mais sublime das ideias escapa à possibilidade de de manipulação. Contrariamente, se o desejo de diálogo é verdadeiro, todos os suportes são possíveis. Dito de outro modo: para que o diálogo exista só é preciso que se queira dialogar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar