quarta-feira, 10 de abril de 2013

Gonçalo Ribeiro Telles


O arquitecto paisagista,  galardoado com o Prémio de Arquitectura Paisagista Sir Geoffrey Jellicoe  2013, defendeu hoje "uma paisagem coerente, cultural e social no território"  do país.

(…) é autor dos jardins da sede da Fundação  Calouste Gulbenkian, que assinou com António Viana Barreto *(Prémio Valmor  de 1975), e dos projectos do Vale de Alcântara, da Radial de Benfica, do  Vale de Chelas e do Parque Periférico, entre outros. [Lusa]
"A crise é fruto do desprezo da Economia para com a Agricultura, o Ambiente, o planeamento do território,  ..." - disse, hoje, aos microfones da Antena Dois.

Sempre se preocupou com os problemas relacionados com o despovoamento do interior, o abandono das terras agrícolas, a descaracterização das paisagens construídas pelas gentes ao longo de séculos por todo o país desde o Minho ao Algarve, a venda de edifícios emblemáticos, designadamente as escolas primárias, o abandono das aldeias, o excesso de eucaliptais, etc. - "todos os dias saem do país camiões carregados com pedras das construções, muros, vedações e monumentos que são vendidos para Espanha, para condomínios de luxo em Madrid" - alertou um dia para os perigos que corre o nosso património.

Muito admiro o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, merecedor do prémio hoje  atribuído.
Espero que doravante os responsáveis pela vida pública estejam atentos aos seus ensinamentos.

C.J.C.

4 comentários:

  1. Também admiro muito o arquitecto Ribeiro Telles! Um percursor na área do respeito pelo planeamento 'com a natureza' e não contra a natureza.

    O galardão que lhe foi atribuído é prova do valor deste paisagista vanguardista cujo espírito crítico continua em alerta!

    Não sei se o ouvirão... mas sei que não se calará!

    Grande abraço de amizade

    ResponderEliminar
  2. Hoje abri aqui...
    Sim, sou também uma grande admiradora do arquitecto! Sempre o ouvi com grande atenção: o cuidado com a natureza, a sabedoria sobre o que é contrariá-la para construir (como em Lisboa), a modernidade das ideias sobre as hortas urbanas, os planos de aprisionamento de águas pluviais no Alentejo...os jardins da Gulbenkian...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Volto aqui...à espera de uma actualização...para desejar um bom resto de feriado.


    Beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se o vão ouvir ou se procuram sua opinião
    mas com estas mentalidades, cuja inteligência é só inteligência e lhes falta a sensibilidade, o bom senso, a dignidade...e só inteligência não é suficiente...os grandes gangsters, eram extremamente inteligentes, mas lhes faltava o senso moral! E eram assassinos natos!

    Será que só a inteligência entende "Ribeiro Telles"? Não acredito!Tem de haver uma mudança grande no comando dos mundos e neste caso em Portugal!

    Belo texto
    inteligente texto!

    Maria Luísa

    ResponderEliminar