domingo, 13 de junho de 2010

ZOO Musical

É o título do livro infanto-juvenil que vai ser apresentado, amanhã, pelas 18h30, no Auditório do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.
O Autor, Amadeu Baptista, estará presente. A sessão integra o programa da Audição final do ano lectivo nas Classes de Iniciação Musical (alunos até aos 10 anos).
Creio que será um momento único na vida do conservatório: em primeiro lugar pelo facto de a Proviseu/Conservatório se ter associado à edição duma obra literária dedicada à Música; em segundo lugar pela elevada qualidade literária da obra poética que o Amadeu Baptista deu á luz; em terceiro lugar pelo facto de o livro ser apresentado pelo seu próprio Autor, ao vivo; e, finalmente, pela bela ilustração que a Ana Biscaia inventou, bem ao nível da obra.
Tudo junto faz um desenho com alma.

2 comentários:

  1. ... interessante iniciativa! Quando a 'cultura' age em conjunto, o resultado é sempre enrquecedor porque chega a um público mais alargado.

    A própria apresentação da obra acompanhada de pequenos peças musicais deve ter dado um outro encanto ao acto.

    Lembro que na Escola Profissional do Porto, sob direcção da ilustre professora e pianista Hélia de Soveral, um dia convidei a escritora Agustina Bessa-Luís para vir dialogar com alunos de Literatura Portuguesa do Complementar, a propósito do estudo da sua obra. Considerei sempre que a Literautura e a Música se inteligam e complementam. Apresentei o projecto à Professora Hélia Soveral que o acolheu, com entusiasmo.
    No final do diálogo, os alunos que nele participaram, presentearam a escritora com uma pequena audição de peças executadas por diferentes instrumentos musicais.

    Foi na realidade um diálogo lindíssimo!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. "Fragmentos",
    não tenho vindo a este espaço com a regularidade que desejava. Por isso, só agora lhe estou a responder.
    Faço-o com muito prazer.

    É verdade! A interligação da Música com a Literatura é fundamental. A iniciativa de que falei correu muito bem. E verifiquei que os alunos a apreciaram. No final, os pais dos alunos, ali presentes, presentearam os filhos com a obra, logo ali autografada pelo autor. Nunca mais esquecerei o rosto extasiado duma menina a olhar para a capa do livro.
    Gratificante.
    Desejo que a interacção das Artes, em geral, seja uma realidade no Conservatório.
    A propósito, dentro da mesma linha de orientação, estamos a preparar uma Exposição de Pintura, a realizar no próximo mês de Novembro.

    As suas palavras, e, em particular, o relato da sua experiência com a Agustina Bessa-Luís, são encorajadoras, como pode calcular.
    Obrigado.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar